segunda-feira, 17 de maio de 2010

Visita a FIFA Hause


Bom, o que eu tenho de material para colocar nesse blog é coisa de louco! Vou começar a disparar tudo logo... é tempo de Copa do Mundo, entao vamos de futebol.

Você conhece a FIFA HAUSE em Zürich? Se não conhece, vá logo! Ande!

Eu fui em 2008 durante a UEFA EURO, pois com o meu grupo do MBA Sports Management da EAE Barcelona (a Armada EAE junto com o pessoal do MBA Leisure Management) decidimos curtir a organização das FanZones (na UEFA se chama assim, na FIFA se chama FanFest) na Austría/Suiça: Basel (Holland x Poccnr), Zürich (Itália x España) e Wien (Finale: Deutschland x España). Depois conto como foram as duas partidas e a Final da UEFA EURO2008 em Wien. Não quisemos comprar os tickets para entrar nos jogos (até mesmo o da "Finale ôô" como cantavam os germânicos por quem - eu e o Thiago - torcemos, enquanto os amigos latinos torceram para a España que acabou "campeona"), tinha até ingressos para comprar de torcedores desistentes, mas preferimos gastar a grana sobrante nas baratas e deliciosas cervejas e sanduiches típicos que se vendiam nas ruas da cidade e na FanZone (comida, bebida e na loja oficial da UEFA!) .A emoção de estar no estádio é única, mas as FanFests sao muitos interativas!

Esse relato foi feito pelo meu amigo Thiago De Rose para o nosso projeto AiVouEu.com que parou por agora, mas voltará em breve. Melhor divulgar logo senão vem um esperto e copia, infelizmente.

"Visita À FIFA - A Casa Do Futebol
Escrito por Thiago De Rose
Qua, 29 de Abril de 2009 21:03

A FIFA é o organismo máximo do futebol internacional. A dona da bola, da Copa do Mundo e de um monte de grana que rola no mundo futebolístico. Como não poderia deixar de ser, a sede da entidade é simplesmente um luxo, como diria Athayde Patreze.

Localizada numa região mais afastada de Zurich, na Suíça, a nova sede chamada Home of FIFA foi inaugurada há poucos anos e demonstra sem nenhum pudor o poderio econômico da entidade. Também pudera, se a sede da FIFA for meia boca, que sede de que federação vai ser decente, não é verdade? Pra começar, o complexo fica localizado na Fifa Strasse (rua Fifa), mas isso não é grande vantagem, a sede da Federação Paulista de Futebol está na, adivinhem, Rua Federação Paulista de Futebol, em São Paulo.

Logo na chegada você se depara com um bonito jardim contendo algumas esculturas homenageando o futebol. Adiante está o prédio principal, bem bonito, mas aparentemente pequeno. Pois é, o prédio da FIFA possui vários andares subterrâneos, onde trabalha nosso presidente Joseph Blatter e onde são decididos os rumos do futebol mundial. Não existe nenhuma espécie de tour guiado pelo local, mas como eles são legais algumas partes do complexo são abertas ao público comum, e tudo gratuito. Antes de entrar no prédio, dê uma volta à sua direita e passeie pelo campo de grama sintética da FIFA, tome umas fotos fazendo graça, passeie por entre as bandeiras de todos os países membros, ache a do Brasil pra tirar foto e volte pois lá dentro do edifício é que está a parte legal do passeio.

Depois de tomar fotos ao lado do logo da FIFA na entrada do edifício, você atravessará uma porta e cairá dentro do salão principal, onde trabalham algumas recepcionistas e funciona tipo uma sala de espera. Inevitavelmente você verá pessoas engravatadas sentadas ou zanzando no local, provavelmente mega empresários e advogados aguardando a hora de entrar em alguma reunião, ou somente empregados da FIFA. Nesse salão principal está a réplica do objeto de desejo de todas as nações futebolistas: o troféu da Copa do Mundo. E você mal pode acreditar quando o encontra lá num canto do salão, num pedestal, aberto, sim, sem nenhuma proteção, aguardando seu beijo, como um verdadeiro capitão depois de ganhar a final da Copa! Se você notar bem há uma parte mais desgastada no topo do globo do troféu que é onde todo mundo beija, dê uma limpadinha antes. Não tenha vergonha das recepcionistas e engravatados, beije mesmo, tire foto, chore, se emocione, faça pose, eles estão acostumados com isso, acho que só não é recomendável gritar ou entoar cantos de torcida.

Passada a emoção e as fotos com a Copa do Mundo repare que à esquerda dela está uma vitrine, essa fechada, com os troféus "menos importantes" da FIFA. Mundiais de outras categorias, de clubes, futsal, futebol feminino... todos troféus muito bonitos também! No centro do salão há outras vitrines com produtos FIFA que são interessantes de se olhar. Infelizmente a parte aberta ao público termina por aí, porém não deixe de ir embora sem antes pedir um souvenir para a recepcionista. As sorridentes moças suíças estão mais que acostumadas com isso e o lucro de 184 milhões de dólares acumulado em 2008 indica que não há miséria no local, afinal com o que a FIFA gasta dinheiro além de investimento para alavancar o futebol nos países pobres, promover eventos que dão retorno garantido e confeccionar um lotezinho de souvenirs para loucos por futebol que beijam um troféu no meio da recepção de uma das entidades mais respeitadas do mundo? Bom, se tudo der certo você ganhará um envelopinho estilizado contendo uma caneta, uma flâmula, cartões amarelo e vermelho oficiais e adesivos da FIFA, nada mal hein! Peça alguns a mais pra trazer de volta pro Brasil e presentear seus amigos, eles não são mãos de vaca!

Como chegar
Para chegar na sede da FIFA é muito simples. Basta tomar o bonde número 6 na estação principal de Zurich (Zurich Hauptbanhof) com direção a Zoo e descer no ponto Zoo, que é a parada final do bonde. Aí basta caminhar 3 minutinhos até a FIFA Strasse.

Clique aqui para abrir o mapa do trajeto de bonde no Google Maps."

Link do nosso site AiVouEu.com, aqui.

Isso é Turismo Esportivo! That`s Sports Travel baby!


Nenhum comentário:

Postar um comentário