segunda-feira, 17 de maio de 2010

UEFA EURO2008 - Andorra x Estônia


Você já se imaginou indo em um país minúsculo para ver uma partida de futebol? conhece Andorra, fera?

Um outro relato do nosso site AiVouEu.com em que o Thiago De Rose conta a nossa saga (que virou reportagem no jornal do país!) junto com mais 5 amigos e amigas para ir a Andorra. O país da língua catalã!

Thiago virou estrela na comunidade Futebol Alternativo (hehehe)!

"Várzea? Não! Euro2008 Em Andorra
Escrito por Thiago De Rose
Ter, 04 de Agosto de 2009 00:42

Quando fechei meu curso de MBA em Barcelona imediatamente comecei a fuçar eventos divertidos que eu poderia assistir de outubro de 2007 até meu provável regresso em setembro de 2008. Shows, festas típicas, jogos do Barça, festivais... tudo isso foi devidamente analisado. Porém, como eu não gosto apenas do que é normal, uma idéia me veio à cabeça – eu PRECISAVA ir a Andorra ver um jogo de futebol. No momento na Europa estava rolando a Eliminatória da Euro 2008 e consultando a tabela de jogos achei a data perfeita – 17 de novembro de 2007, às 18 horas no Estádio Comunal de Andorra La Vella. O clássico em questão era Andorra contra Estônia. Duas potências européias no que diz respeito a futebol de várzea. No momento os dois eram disparadamente os piores times do grupo (que contava também com Rússia e Inglaterra) com 7 derrotas em 7 jogos e um gol marcado pelos dois times, contra 42 sofridos! Minha missão estava traçada – arrumar uma maneira de percorrer os 198km que separam Barcelona e Andorra e conseguir ingresso pro jogo. Comecei a enviar emails à Federação de Andorra e a alguns clubes locais pedindo informação, e nada feito, ninguém me respondeu, mas não desisti. Cheguei a Barcelona lá pro dia 20 de outubro, então tinha menos de 1 mês até a minha viagem. Comentei o assunto com meus primeiros amigos que fiz por lá, e fui surpreendido pela receptividade do pessoal... nem tanto pelo jogo, mas por conhecer Andorra. No fim das contas fomos em sete pessoas pra Andorra num carro alugado. Chegamos ao minúsculo país no início da tarde e após passar por umas três cidades em dez minutos alcançamos a capital Andorra La Vella. Rapidamente encontramos o Hotel Viena e saímos para conhecer a cidade.

A capital realmente é minúscula e em poucos minutos andando você conhece todo o centro. O local até que é bonito e bem organizado. Já fazia um pouco de frio nesta época do ano então estávamos bem abrigados para encarar a partida. Dos sete guerreiros, apenas quatro resolveram encarar o programaço de índio. Além deste que vos fala, outro companheiro de aivoueu.com, o Marcus, também foi pro estádio. Chegamos nas redondezas do acanhado Comunal e logo encontramos a curiosa bilheteria em forma de barraquinha de sorvete. O ingresso custava 15 euros, caro para o nível da partida. Vale ressaltar que a torcida estoniana estava presente, inclusive fui confundido com um deles, devido às cores da minha jaqueta.

Entramos no estádio e constatamos que não é à toa que o futebol daquele país é completamente amador. Foi seguramente o menor estádio que eu já entrei na minha vida. Segundo o worldstadiums.com, o Comunal abriga 1.299 testemunhas. É possível acreditar que seleções de alto gabarito como Inglaterra e Rússia joguem aí? Pois é, o futebol europeu não é feito só dos milhões das grandes ligas, também existe um lado B obscuro e muito engraçado. É muito simples descrever o Comunal. Atrás de um dos gols, há uma arquibancada provisória, com poucos lugares, que estava fechada. Atrás do outro gol simplesmente não há nada. De um dos lados do campo há uma minúscula arquibancada coberta com uns 7 lances de cadeiras e o do outro lado um muro de pedra, onde fica o placar.

O jogo, como era de se esperar, foi terrível. Eu até nutria esperanças por presenciar Andorra segurar pelo menos um empate, o que seria histórico, mas gols de Andres Oper e Joel Lindpere inflamaram a torcida estoniana no gélido Comunal e determinaram os dois a zero definitivos. Porém, o que aconteceu em campo foi detalhe. Para quem está acostumado a assistir futebol, tudo parecia muito surreal. O tamanho do estádio, a proximidade do campo, a estrutura, a vovozinha xingando o árbitro, enfim, todo o clima de um casado contra solteiro, ou de um joguinho de várzea sem compromisso, davam um tom especial. Era um jogo pelas eliminatórias da Euro 2008! Simplesmente inacreditável e uma experiência que, sendo um fanático por futebol, levarei para o resto da vida.

Para completar o circo, após chegar em Barcelona e postar na comunidade “Futebol Alternativo” do Orkut sobre minha experiência, um amigo da comunidade mandou email a um jornal andorrano contando do meu feito! Poucos minutos depois eu já estava conversando por telefone com o editor de esportes do Diari D´Andorra, e contando minha saga, que foi publicada no dia seguinte na contra capa do diário!

A notícia traduzida do Diari D´Andorra: Turismo futebolistico Que o futebol é o esporte rei ninguem duvida. E há autênticos doentes. Gente que faz coisas que ninguém imaginaria. Como ir diretamente a Andorra para ver a partida de sábado passado entre a seleção de David Rodrigo e Estônia. Da expedição faziam parte sete iberoamericanos residentes em Barcelona, dois dos quais, brasileiros, pagaram 15 euros para cumprir com o objetivo de sua visita a Andorra. "Faço parte de um forum de futebol na internet (Futebol Alternativo) no qual conversamos sobre equipes que não são muito conhecidas. Como havia a partida decidimos que era um bom momento para conhecer Andorra e a seleção", explicou ontem Thiago De Rose. É, como se diz, turismo futebolístico. O que faltava. Este brasileiro, na foto feita por Markus Victor, era acompanhado por sua compatriota Marianna Duha e pela panamenha Lucia Ellis, ficou alucinado com o Comunal.

"É o menor estadio que eu conheci até agora. No Brasil todos são grandes. Gostei que os assentos eram numerados, coisa que não acontece no Brasil", completou. De Rose, que estuda um master de gestão esportiva em Barcelona, tem um dos seus times favoritos em Andorra: o Don Pernil Santa Coloma. A pergunta era obvia. Por que? O mesmo explica que "pelo nome, que eu gosto. No Brasil o pernil é comido com um sanduiche nos estádios com molho e cebola".

Depois de ver a partida - "a Estônia foi melhor", analisou - estes futebolistas aproveitaram para fazer uma visita pelos Valls. "A verdade é que é um país muito bonito. Me agradou muito Andorra la Vella e as montanhas. Foi a primeira vez que vi neve." De Rose apenas lamenta não poder comprar a camiseta da tricolor. A federação tem outras preocupacoes ao invés de marketing. Pode ser quando retornem. Uma vez vista a seleção, agora apenas falta seguir ao vivo uma partida do Don Pernil. Depois do Comunal toca conhecer Aixovall."

Link do nosso site AiVouEu.Com, aqui (com ficha da partida, fotos e vídeo da "abuela").
Link do tópico na comunidade Futebol Alternativo, aqui.
Highlights do jogo, aqui.

Isso é Turismo Esportivo! That´s Sports Travel, baby!

Nenhum comentário:

Postar um comentário