segunda-feira, 17 de maio de 2010

Relatos de Maratonas: BCN e PARIS!

Navegando, encontrei um blog recentemente criado em 2010 por um corredor de rua que contém relatos das provas que participa. É o blog "Fanático por Maratonas" do Daniel Gonçalves que já percebi viaja muito para correr pelo Brasil e fora também.

É muito bom saber que no mundo existem pessoas com tal perfil e para os que entendem, sabem que esse é um ótimo negócio no mundo esportivo. Justamente o tema do meu blog, Turismo Esportivo.

Ele relata aqui a 34ª Marathon de Paris, toda sua viagem (dias antes da prova) e experiências vividas na cidade luz e no evento esportivo. A Marathon de Paris, eu vi pela TV, inclusive gravei porque muito me interessa medir a organização das cidades para eventos esportivos e os eventos em si, sempre aprendo mais com os eventos Top. Também percebi que os franceses (sempre vanguardistas em tudo) não pouparam esforços e nos brindaram com um show de promoção turística da cidade (durante o evento todo), em especial ao entrar na transmissão com um mapa interativo com fotos e o percurso percorrido mostrando diversos pontos de interesse da cidade que é a mais visitada no mundo e perfaz um total de visitantes mensal maior que o total de visitantes que o Brasil recebe num ano! Allez!

Ele relata aqui como foi a Marató de BCN, por um depoimento feito por um amigo (Marcelo Jacoto). Um grande relato, bem instrutivo e com fotos bacanas do evento que é Top em organização (Gestão & Marketing Esportivo) na Europa e no mundo. Vale lembrar que se tirarmos Paris da França, a España que já passou os Estados Unidos é o país mais visitado no mundo e o Turismo Esportivo (de instalações esportivas, de clubes esportivos, de prática esportiva e de assistências em eventos esportivos) gera muitos frutos para o país. Pode perceber que na España, eles tem pelo menos um grande evento em cada esporte! Isso é planejamento de turismo!

As grandes cidades da Europa fazem questão de que tudo saia bem com as corridas de rua. É imagem da cidade, ajuda no turismo convencional e no esportivo, promove a cultura esportiva das cidades e muito mais. Muito diferente de algumas provas no Brasil e em especial em Salvador, por exemplo, onde os corredores mesmo que cercados por divisórias, correm em lugares onde as esferas governamentais no provem muita infra-estrutura de transportes como vemos fora do país facilitando acesso ao evento e ainda por cima provocam com que os corredores dividam espaço com ônibus e carros como percebemos estas falhas em determinados locais da cidade onde ocorrem as provas organizadas e promovidas muitas vezes por grandes empresas/entidades locais. Culpa de quem? Cada um entenda como quiser, só sei que a FBA é conivente também, ela não cuida do esporte nem dos esportistas como deveria. Sei que em um país sério, isso não ocorre.

No relato vi algumas fotos e pude reviver o que eu vivenciei durante meu 1º tempo na Cidade Condal de Barcelona. Sim, pretendo voltar a morar por lá de novo depois de um outro mestrado ou outro MBA ou o meu primeiro Doutourado. Muito bom saber que a Marató de Barcelona continua belíssima. Visca!

Link da página principal do blog, aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário